segunda-feira, 14 de junho de 2010

Pós-Jogo:Itália 1 x 1 Paraguai

O campeão mundial de 2006 começou a Copa com dificuldades. A Itália iniciou a participação na Copa do Mundo de 2010 saindo atrás no placar, e tendo de arrancar um empate por 1 a 1 contra o Paraguai, no jogo que fechou o primeiro dia do grupo F no Mundial.
O primeiro tempo na Cidade do Cabo já começou concorrido. Logo aos 30 segundos de jogo, Riccardo Montolivo foi atingido na canela por Cristian Riveros e caiu no chão, com dores. No entanto, o meio-campista italiano logo se levantou.
Aos poucos, a Itália foi reagindo. Aos 11 minutos, Domenico Criscito cruzou da esquerda, e a zaga paraguaia afastou. E, aos 18, Gianluca Zambrotta levantou a bola na área, da direita, mas Alberto Gilardino não a alcançou, e ela saiu à direita do gol de Justo Villar.
O Paraguai só foi criar a primeira chance aos 20 minutos, quando, após cobrança ensaiada de escanteio, a bola sobrou com Riveros, que cabeceou. A bola resvalou num defensor italiano e saiu, para novo escanteio.
No entanto, aos 21 minutos, veio a maior chance italiana de gol. Enrique Vera falhou na saída de bola, e Montolivo tomou a posse dela no meio-campo. Entretanto, o camisa 22 italiano demorou para chutar, permitindo a recuperação da defesa paraguaia. Quando mandou o arremate cruzado, Montolivo mandou a bola para fora.

Partida foi muito truncada no primeiro tempo
No minuto seguinte, veio o Paraguai. Aos 22, após cruzamento, a bola sobrou com Aureliano Torres, que tentou arrematar para as redes. A bola, porém, saiu fraca, e foi pela linha de fundo, à esquerda do gol de GianlUigi Buffon. A Itália só voltou a responder numa sequência de escanteios. Num deles, aos 28, Claudio Marchisio cobrou escanteio da direita, e Antolín Alcaraz, na pequena área, tocou a bola para fora.
Porém, quando a Azzurra parecia tranquila em campo, a Albirroja abriu o placar. Aos 39 minutos, Torres cobrou falta pela direita, e a bola foi parar na cabeça de Alcaraz, que subiu sozinho e cabeceou no canto esquerdo de Buffon, abrindo o placar para a Albirroja.

Mesmo assim os paraguaios abriram o placar ainda na primeira etapa
No segundo tempo, a Itália perdeu um importante homem: com lesão muscular, Buffon deu lugar ao goleiro reserva, Federico Marchetti. Mas a Azzurra chegou primeiro ao ataque. Aos oito minutos, em cruzamento de Zambrotta para a área, a bola foi à segunda trave, e Simone Pepe tentou mandar a bola para o gol, com uma bicicleta. Porém, errou o alvo, e a bola foi para fora.
Depois, aos 10 minutos, o Paraguai veio. Vera recebeu passe, chegou à grande área pela direita e bateu perigoso, ao lado de Marchetti. A Itália devolveu no minuto seguinte: Montolivo cortou para o meio e bateu, da meia-lua, mas Villar agarrou a bola com segurança. Depois, aos 15, Mauro Camoranesi tentou cruzamento para a área, em direção ao gol, mas Villar se esticou e conseguiu a defesa.
Até que, aos 18 minutos, saiu o gol de empate italiano. Da direita, Pepe cobrou escanteio para a área. Villar saiu mal do gol, não alcançou a bola, e Daniele De Rossi apenas teve o trabalho de escorar para o gol, balançando as redes e empatando o jogo.
Motivada pelo empate, a Itália seguiu atrás da virada. Aos 25 minutos, Gilardino tentou chute na área, mas foi travado. Aos 35, Pepe recebeu passe de Antonio Di Natale e bateu para a defesa de Villar. E o goleiro paraguaio voltou a aparecer bem aos 39, quando Montolivo bateu forte e rasteiro para Villar espalmar. E a partida ficou mesmo no empate.

De Rossi, no entanto, empatou o jogo para os italianos
Ficha técnica
Itália 1x1 Paraguai
Local: Estádio Green Point, Cidade do Cabo Data: 14/06, segunda-feira Árbitro: Benito Archundia (MEX) Gols: Antolín Alcaraz aos 39'/1T (Paraguai); Daniele De Rossi aos 18'/2T (Itália) Cartões amarelos: Victor Caceres (Paraguai); Mauro Camoranesi (Itália)
Itália 1-Gianluigi Buffon (12-Federico Marchetti no intervalo); 19-Gianluca Zambrotta, 5-Fabio Cannavaro, 4-Giorgio Chiellini e 3-Domenico Criscito; 6-Daniele De Rossi, 22-Riccardo Montolivo, 15-Claudio Marchisio (16-Mauro Camoranesi aos 14'/2T), 7-Simone Pepe e 9-Vincenzo Iaquinta; 11-Alberto Gilardino (10-Antonio Di Natale aos 27'/2T). Técnico: Marcello Lippi.
Paraguai 1-Justo Villar, 6-Carlos Bonet, 21-Antolín Alcaraz, 14-Paulo da Silva e 3-Claudio Morel Rodríguez; 13-Enrique Vera, 15-Victor Caceres, 16-Cristián Riveros e 17-Aureliano Torres (11-Jonathan Santana aos 15'/2T); 18-Nelson Haedo Valdez (9-Roque Santa Cruz aos 24'/2T) e 19-Lucas Barrios (7-Oscar Cardozo aos 31'/2T). Técnico: Gerardo Martino
NOTAS
ITÁLIA
Gianluigi Buffon: 5-Até sair por contusão, estava tranquilo. Não teve culpa no gol. Federico Marchetti: 5-Raramente foi exigido de fato no segundo tempo. Gianluca Zambrotta: 5-Fez cruzamentos, mas não foi opção perigosa pela direita. Fabio Cannavaro: 5-Até vinha bem no jogo, mas falhou no lance do gol. Giorgio Chiellini: 5,5-Conseguiu cumprir sua tarefa discretamente. Domenico Criscito: 5-Passou em branco no jogo. Daniele De Rossi: 6-Fez o gol e foi o meio-campista mais produtivo da Azzurra. Riccardo Montolivo: 5,5-Não trouxe muito perigo, mas se esforçou bastante. Claudio Marchisio: 4,5-Podia ter aparecido mais à frente. Mauro Camoranesi: 5-Não alterou muita coisa. E ainda levou cartão amarelo. Simone Pepe: 5,5-Como meia, não foi fundamental. Mas chegou bastante ao ataque. Vincenzo Iaquinta: 4-Jogando pelos lados, foi nulo. Alberto Gilardino: 5-Tentou ser a referência no ataque, mas perdeu algumas chances Antonio Di Natale: 5-Entrou, mas não conseguiu mudar o ataque italiano.
PARAGUAI
Justo Villar: 4,5-Falhou no gol italiano, mesmo que tenha feito boas defesas depois. Carlos Bonet: 5-Cumpriu sua tarefa pela defesa. Antolin Alcaraz: 6-Agiu bastante no miolo de zaga e ainda marcou gol. Paulo da Silva: 5-Foi bem, mas ficou eclipsado por Alcaraz. Claudio Morel Rodriguez: 5,5-Esforçou-se, tanto no apoio quanto na marcação. Enrique Vera: 5,5-Chegou bastante ao ataque. Victor Caceres: 5-Discreto. Apenas marcou, com eficiência. Cristian Riveros: 5-Até avançou, mas sem perigo. Aureliano Torres: 5,5-Foi bastante útil, e cobrou a falta do gol. Jonathan Santana: 5-Fez seu papel de maneira correta. Nelson Haedo Valdez: 4,5-Finalizou menos do que se esperava. Roque Santa Cruz: 5-Entrou, mas não mudou o rumo do jogo. Lucas Barrios: 5-Apareceu um pouco mais. Oscar Cardozo: 5-Ainda em recuperação, não pôde fazer muita coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário