Depois de a África do Sul empatar na abertura da Copa e a Nigéria ser derrotada pela Argentina, os ganeses foram os terceiros africanos a entrarem em campo na primeira Copa realizada no continente.
A Jabulani pareceu continuar sua vingança contra os jogadores da Copa, que tanto a criticaram antes da competição. Diversas vezes na partida eles não conseguiram dominar bolas fáceis.
Logo na saída de bola, aos nove segundos, Marko Pantelic arriscou chute de fora da área, mas mandou a bola fora. Aos três minutos, Asamoah Gyan bateu falta com perigo. Gana ficou levemente superior quando passou a atacar mais, com Kwadwo Asamoah, que chutou cruzado por perigo. Kevin Prince Boateng tentou uma boa jogada aos 20 minutos, pedalando para cima do zagueiro e batendo cruzado para a área, mas a bola ficou nas mãos de Vladimir Stojkovic.
Sérvios e ganeses judiaram da Jabulani
A Sérvia passou a se soltar mais no jogo, com Pantelic chutando novamente de fora da área e assustando o goleiro. Aos 32 minutos, foi a vez de Dejan Stankovic chutar de fora da área e o goleiro Richard Gingston bater roupa e quase soltar a bola no meio da área.
No segundo tempo, o jogo melhorou e mais chances passaram a ser criadas. Gana chegou pela direita e criou a melhor chance do jogo. Em cruzamento de Tagoe, Andre Ayew cabeceou para fora, livre. Em seguida, o lance de Pantelic pela direita que cruzou para Zigic cabecear para defesa da Kingston.
Virou um duelo aéreo. Em cobrança de lateral, Gana jogou a bola na área e Asamoah Gyan cabeceou no pé da trave. Os dois times passaram a tentar atacar com mais velocidade e Radomir Antic mudou o time, para tornar mais ofensivo: trocou Milijas por Kuzmanovic.
Aos 28 minutos do segundo tempo, a Sérvia ficou com um a menos. Aleksandar Lukovic foi expulso. Foi a terceira expulsão da Copa em seis jogos disputados.
Apesar de ter um homem a menos em campo, foi a Sérvia que teve grande chance de gol. Danko Lazovic ganhou bola na linha de fundo e rolou rasteiro para Pantelic, que furou e Milos Krasic chegou batendo. A bola explodiu em Kingston.
Aos 37 minutos, em um cruzamento para a área, Zdravko Kuzmanovic usou o braço para afastar a bola. Héctor Baldassi marcou o pênalti. Asamoah Gyan basteu e marcou para determinar a primeira vitória de uma seleção africana na Copa.
O atacante ainda teve nova chance para marcar aos 47 minutos do segundo tempo, em contra-ataque que o jogador bateu colocado e a bola tocou a trave.
John Pantsil, ao final do jogo, celebrou em campo com a bandeira de Gana
Ficha Técnica
Sérvia 0x1 Gana
Local: Estádio Loftus Versfeld, Pretória Data: 13/06, domingo Árbitro: Hector Baldassi (ARG) Público: 38.833 pessoas Gol: Asamoah Gyan aos 38’/2T Cartões amarelos: Nicola Zigic e Aleksandar Lukovic (Sérvia); Isaac Vorsah (Gana)
Sérvia 1-Vladimir Stojkovic, 6-Branislav Ivanovic, 5-Nemanja Vidic, 13-Aleksandar Lukovic e 3-Aleksandar Kolarov; 17-Milos Krasic, 10-Dejan Stankovic, 11-Nenad Milijas (22- Zdravko Kuzmanovic aos 17’/2T) e 14-Milan Jovanovic (20-Neven Subotic aos 31’/2T); 15-Nikola Zigic (8-Danko Lazovic aos 25’/2T) e 9-Marko Pantelic. Técnico: Radomir Antic.
Gana 22-Richard Kingson, 4-John Pantsil, 14-Isaac Vorsah, 5-John Mensah e 2-Hans Sarpei; 6-Anthony Annan, 23-Kevin-Prince Boateng (19-Lee Addy aos 45'/2T), 12-Prince Tagoe, 21-Kwadwo Asamoah (10-Stephen Appiah 28’/2T)e 13-Andre Ayew; 3-Asamoah Gyan (20-Quincy owosu-Abeyie aos 47'/2T). Técnico: Milovan Rajevac.
NOTAS
SÉRVIA Vladimir Stojkovic: 5 – As chances perdidas por Gana foram por falta de pontaria, não exatamente por grandes defesas, mas o goleiro não comprometeu. Branislav Ivanovic: 5 – Apareceu muito pouco, mas ajudou a fechar a defesa com a expulsão de Lukovic. Nemanja Vidic: 4,5 – Se perdeu de Asamoah Gyan em alguns lances. Aleksandar Lukovic: 4 – Fazia boa marcação e estava bem posicionado, mas foi expulso e deixou a Sérvia com um a menos no final do jogo, quando o time tomou o gol. Aleksandar Kolarov: 5 – É bom no apoio, mas não apoiou. Milos Krasic: 4 – Sumido. Teve uma chance clara no jogo, mas perdeu. Dejan Stankovic: 4,5 – Lento. Não conseguiu fazer o jogo sérvio fluir. Nenad Milijas: 5 – Pouco fez no jogo e também foi lento. Substituído no segundo tempo. Milan Jovanovic: 5,5 – Alguns bons lances no primeiro tempo, sumiu no segundo. Nikola Zigic: 4,5 – tentou sair da área no começo do jogo e na sua, dentro dela, teve só uma chance. E perdeu. Marko Pantelic: 4 – teve dificuldade de dominar a bola em um lance, perdeu uma chance e furou quando teve outra. Zdravko Kuzmanovic: 3 – Entrou, não apareceu no jogo, meteu a mão na bola e fez pênalti bobo, que deu a vitória a Gana. Neven Subotic: entrou no final, sem nota. Danko Lazovic: 5,5: Entrou bem no jogo, deu mais movimentação e criou uma chance clara, que Pantelic e Krasic perderam.
GANA Richard Kingson: 5,5 – Fez algumas boas defesas no jogo, mas mostrou insegurança. John Pantsil: 5 - Avançou pouco, mas cumpriu seu papel defensivo. Isaac Vorsah: 5,5 – Atuação regular, não comprometeu. John Mensah: 5 – Ganhou algumas bolas se antecipando aos atacantes adversários. Hans Sarpei: 4,5 – Quase não apareceu no jogo. Teve sorte de Krasic estar em um dia apagado. Anthony Annan: 5,5 – Bem defensivamente, não teve muito trabalho. Kevin-Prince Boateng: 6 – Avançou bem pela esquerda, criando algumas boas jogadas. Prince Tagoe: 6 – Caiu pela direita e fez algumas boas jogadas. Kwadwo Asamoah: 6 – Um dos melhores do jogo, conseguiu carregar bem a bola entre meio-campo e ataque. Andre Ayew: 5,5 – Conseguiu alguns bons lances e teve uma chance de marcar, que acabou desperdiçando. Asamoah Gyan: 6,5 – O mais perigoso jogador de Gana. Cabeceou uma bola no pé da trave, chutes perigosos e marcou de pênalti. Stephen Appiah: 5 – entrou, não modificou o jogo para cima ou para baixo. Lee Addy: sem nota - pouco tempo em campo. Quincy Owusu-Abeyie: sem nota – pouco tempo em campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário